O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou a presença de gripe aviária altamente patogênica (HPAI, na sigla em inglês) em uma granja comercial de perus no condado de Dubois, em Indiana. Segundo o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS), este é o primeiro caso do tipo no país desde 2020.
Cerca de 29 mil animais da propriedade serão abatidos para conter o surto, que teria matado pelo menos 100 perus da criação. Autoridades de Indiana disseram que a cepa do vírus é a H5N1 e que foi o primeiro caso de gripe aviária altamente patogênica no Estado em aves comerciais desde 2016.
“A gripe aviária não apresenta um problema imediato de saúde pública. Nenhum caso humano desses vírus da gripe aviária foi detectado nos Estados Unidos. Como lembrete, o manuseio e cozimento adequados de aves e ovos mata bactérias e vírus”, disse o USDA, em comunicado.
Por fim, o departamento afirmou que vaireportar o caso à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), bem como a seus parceiros comerciais internacionais. Diante de casos desse tipo, é comum que alguns importadores suspendam as compras até que o país que reportou o surto traga mais detalhes.
No entanto, o USDA pede aos países que “baseiem as restrições comerciais em ciência sólida e, sempre que possível, limitem as restrições a animais e produtos animais dentro de uma região definida”.