Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embalagem da linha aves Guabi recebe prêmio Qualidade Flexo 2008

A empresa conquistou a terceira colocação na categoria impressão em papel com mais de quatro cores.

Redação (16/01/2009)- A embalagem Prefran 5 kg, pertencente à linha Aves da empresa de nutrição animal Guabi, recebeu o Prêmio Qualidade Flexo 2008, promovido pela ABFLEXO/FTA-Brasil. A cerimônia para entrega dos troféus aconteceu no mês de dezembro. A empresa conquistou a terceira colocação na categoria impressão em papel com mais de quatro cores; os primeiro e segundo colocados foram, respectivamente, a empresa Teruel e o Boticário. Esta é a mais respeitada premiação do país para embalagens e demais impressos que utilizam a flexografia como processo gráfico.

O coordenador de marketing da Guabi, Allan Fidelis Toledo, explica que esta embalagem exigiu uma atenção especial tanto no tratamento de imagem quanto na impressão. Foram utilizadas seis cores – duas puras (verde e azul que são representativas da empresa) e quatro cores em escala CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). O fundo trabalha com um degradê do cinza azulado para o branco.  Estes processos de coloração e imagem dificultam muito a impressão.

Cada produto da linha ave possui uma tonalidade diferente: para a fase de vida inicial as embalagens são alaranjadas; para frangos adultos de engorda usa-se o vermelho; galinhas poedeiras, o amarelo e para codornas, a cor é azul. Estas cores variadas são para diferenciação e facilidade de identificação do produto pelo consumidor.

As medidas foram alteradas: diminuiu a altura e aumentou a largura (24,5 X 42,5 cm). Este novo formato melhora a visibilidade na gôndola, já que a parte frontal tornou-se mais larga e a foto do animal mais visível.

Todos os produtos da Linha Aves possuem as informações mais importantes na parte frontal: a foto do animal em sua fase de vida a qual o produto se destina e os diferenciais em relação àquelas rações oferecidas aos demais animais em outras etapas de vida (quantidades e qualidades das vitaminas e minerais, além de benefícios à saúde). “O consumidor não precisa procurar as informações, são vistas facilmente”, ressalta Allan.

No verso estão os dados técnicos: composição da ração, orientações de uso e algumas dicas. Na lateral há o nome e peso do produto, o que facilita para o comerciante. “Na maioria dos estabelecimentos as embalagens ficam armazenadas com a visualização da lateral. Desta forma, o comerciante tem as duas informações que ele precisa saber sem manuseá-la”, explica.

Linha Aves

A Prefran é uma das rações da Linha Aves que possui, aproximadamente, 20 itens. Segundo o gerente de produtos para avicultura, João Carlos de Ângelo, este ano, as embalagens de toda a linha aves foram modificadas. Tornou-se mais perceptível a identificação do produto através das imagens dos animais, das cores e informações descritas no verso de cada uma. Há também dicas de criação, manejo e benefícios – a composição foi de acordo com a necessidade específica de cada espécie e sua fase de vida.

Fundado em 10 de julho de 1974, o Grupo Guabi é um dos líderes em produção de alimentos para animais de produção (insumos) e alimentos para animais de estimação (Pet). Atualmente possui oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e de Cuiabá (MT) distribuidora de rações comerciais. Sua matriz está sediada em Campinas.

Prêmio

O prêmio avalia primordialmente a qualidade da impressão: uso de novas técnicas para melhoria de resultados, elaboração de trabalhos de alta qualidade e processos que contribuam para a indústria deste ramo de atividade. Para Allan, as dificuldades de impressão e o design da embalagem da Prefran foram os responsáveis pela conquista do prêmio.

Há dezesseis anos são premiados produtos que utilizam a flexografia como processo gráfico. Os participantes enviam amostras dos produtos que são analisadas em várias fases por comissões julgadoras.

O prêmio foi criado por Nelson Teruel, diretor de marketing da ABFLEXO no ano de 1993, com objetivo de criar oportunidade para que empresas do setor demonstrassem seu grau de excelência de produção.

A ABFLEXO é uma associação que proporciona aos seus integrantes acesso a técnicas da impressão gráfica, através de atividades que vão desde treinamento teórico até iniciativas visando estimular o aprimoramento em flexografia.