Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Caso Doux

Acsurs realiza reunião buscando alternativas para suinocultores da Doux. Assessor jurídico da entidade faz diversos esclarecimentos.

Desde 2008, centenas de suinocultores e avicultores gaúchos, de várias regiões do Estado, vêm sofrendo com o sistemático atraso nos pagamentos de lotes entregues para a Doux Frangosul. No caso dos suinocultores, os atrasos atingem todos os tipos de criação: unidades produtoras de leitões (UPLs), crecheros e terminadores.

A situação que tem causado diversos prejuízos aos suinocultores tem sido acompanhada de perto pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS, a qual tem recebido diversas reclamações em função dos constantes atrasos e, em virtude disso, já realizou várias reuniões com os produtores e autoridades estaduais e regionais, buscando uma alternativa para essa solução.

Nesse sentido, na tarde da última quarta-feira (13/07), inúmeros produtores estiveram presentes na sede da Acsurs, ocasião na qual o assessor jurídico da entidade fez vários esclarecimentos para os produtores acerca dos aspectos legais de uma eventual cobrança judicial dos créditos que os produtores têm a receber da empresa.

Após diversas deliberações, ficou acordado que a Acsurs, representada por seu Presidente, Valdecir Luis Folador, levará uma proposta para a Doux visando o fim dos atrasos.

Segundo informações apresentadas pela Doux, os produtores de UPLs devem receber os valores dos lotes entregues até o dia 30 de abril no dia 27 de julho e no dia 26 de agosto o pagamento dos lotes entregues até 31/05. No caso dos suinocultores terminadores, o cronograma dos pagamentos será o seguinte: lotes entregues até o dia 25/03 o pagamento será no dia 14/07; lotes entregues até o dia 05/04 o pagamento será no dia 20/07; lotes entregues até o dia 11/05 o pagamento será no dia 20/08 e, por fim, para os lotes entregues até o dia 26/05 o pagamento será no dia 30 de agosto.

Essa nova proposta será apresentada para a Diretoria da Doux tendo em vista que os produtores buscam o fim dos atrasos, ou seja, um cronograma que coloque em dia os pagamentos em um prazo pré-estabelecido, encerrando os atrasos.

Valdecir Folador reforçou aos produtores que a Acsurs está atenta à questão e destacou o trabalho realizado junto à Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, a qual é o Conselheiro de Relações com o Mercado, que tem trabalhado fortemente para a aprovação do Projeto de Lei 8.023/2010, que busca regulamentar a integração vertical na agropecuária, estabelecendo condições, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e agroindústrias integradoras.