Profissionais graduados e estudantes de ensino superior podem participar da seleção de bolsistas do Observatório do Agronegócio Catarinense (OAC) e do Programa de Agroinovação. As inscrições vão até 7 de abril. O valor das bolsas varia entre R$ 960 e R$ 7,2 mil.
A seleção vai ser realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), junto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR).
Os bolsistas deverão atuar na implementação do Observatório do Agronegócio Catarinense, que começa a partir de 2022 a gerar informações, estatísticas e análises sobre o agronegócio de Santa Catarina. Também na operação do Programa Agroinovação, com o objetivo de conectar startups com o setor produtivo.
Ao todo, serão oferecidas 13 bolsas em diferentes áreas. Os interessados devem se inscrever na plataforma da Fapesc (plataforma.fapesc.sc.gov.br/fapesc).
Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, essa ação faz parte de uma nova proposta da fundação com apoio da rede de pesquisadores e empreendedores catarinenses. “Levar ações de ciência e inovação para dentro dos órgãos públicos com o objetivo de solucionar as demandas da sociedade é uma das estratégias que a Fapesc tem adotado para aproximar a solução dos problemas que afetam Santa Catarina”, defende.
O secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, destaca que o Observatório do Agronegócio Catarinense é um grande projeto, pioneiro em Santa Catarina. “Reuniremos em um só local as principais informações sobre o agronegócio do estado, dados atualizados, análises de nossos técnicos e tudo o que possa apoiar os produtores rurais e lideranças a tomarem as decisões mais acertadas e analisarem os cenários do mercado. É informação de qualidade e acessível para todos”.
Segundo a gerente de Eventos e Difusão da Fapesc, Ana Paula Netto Carneiro, os indicadores gerados pelos bolsistas vão ajudar na tomada de decisão dos agentes públicos e privados relacionados ao agronegócio. “Dessa forma, vamos oferecer mais benefício à sociedade catarinense por meio da articulação da ciência, da tecnologia e da inovação na integração dos órgãos públicos”, conclui.
O edital faz parte do Programa #Fapesc@Gov+Pesquisa&Inovação, que leva ações de ciência, tecnologia e inovação para os órgãos públicos do governo do Estado. Confira a chamada pública completa aqui.