Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Um simulador para estimar seqüestro de carbono em solo tropical

A matéria orgânica do solo (MOS) é considerada um importante indicador de qualidade do solo e de sustentabilidade de agroecossistemas.

Redação (04/04/2008)- O aumento nos seus estoques melhora a agregação do solo, a permeabilidade e a capacidade de retenção de umidade e reduz o escoamento superficial e a erosão. Como componente central do balanço global do carbono (C), a MOS pode contribuir para o seqüestro de CO2 e a mitigação de mudanças climáticas. Neste sentido, a predição dos efeitos do clima, composição atmosférica e mudança no uso da terra sobre a dinâmica da MOS é essencial na formulação de políticas agrícolas, ambientais e socioeconômicas.

Os modelos de simulação otimizam o entendimento da dinâmica da MOS e são ferramentas essenciais para estimar mudanças climáticas, para testar cenários específicos e para desenvolver estratégias que mitiguem os efeitos negativos dessas mudanças. Diversos modelos de simulação foram desenvolvidos nos últimos anos, como por exemplo, CENTURY, ROTHC e EPIC. Esses modelos têm sido calibrados e validados com sucesso em uma diversidade de ecossistemas e tipos de solo, sendo a grande maioria sob condições de clima temperado.

No entanto, são considerados complexos, apresentam uma estrutura multicompartimental e requerem muitas variáveis de entrada, o que inviabiliza a utilização em diversos ambientes. Por isso, nos últimos anos, os estudos de simulação de dinâmica da MOS têm se voltado para o desenvolvimento de simuladores mais simples e com menor número de variáveis requeridas, como o CQESTR, desenvolvido para áreas temperadas e testado em alguns agroecossistemas de solos tropicais. O simulador estima as adições de C advindas dos resíduos culturais e as perdas provenientes da oxidação microbiana

As principais variáveis de entrada são o teor inicial de MOS, a densidade do solo, a classe textural, o teor de nitrogênio dos resíduos culturais e as temperaturas e precipitações médias mensais. A Embrapa Meio-Norte tem realizado trabalhos para avaliar o desempenho de CQESTR em dois solos (Latossolo Vermelho-Amarelo e Argissolo Vermelho-Amarelo) sob plantio direto e convencional. O simulador estimou adequadamente a dinâmica da MOS, com diferenças entre valores medidos e simulados menor do que 10 % o que indica um potencial para ser utilizado em solo tropical.