Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Doenças em milho preocupam

Trabalhos em órgãos oficiais e privados têm demonstrado que as lavouras que recebem tratamento fúngico tem tido repostas muito positivas em termos de ganhos de produtividade.

Redação (18/04/2008)- A palavra doença no milho nunca teve uma repercussão tão importante quanto agora. Trabalhos em órgãos oficiais e privados têm demonstrado que as lavouras que recebem tratamento fúngico tem tido repostas muito positivas em termos de ganhos de produtividade. Dentre as mais importantes estão a Cercosporiose (Cercospora zeae-maydis), cujos danos podem ser superiores a 80% se não controlada, estando presente em todas as regiões produtoras do Brasil; Mancha de Phaeosphaeria (Phaeosphaeria maydis), ocorrendo principalmente em cultivos tardios podendo chegar a danos superiores a 60%; Helmintosporiose (Excerohilum turcicum), atacando as plantas antes da floração com danos até 50% e as ferrugens (Puccinia polysora, Puccinia sorghi, Physopella zeae), que aparecem em várias regiões com danos variados. Ainda presentes as podridões do colmo e raízes, enfezamentos, viroses e problemas causados por nematóides.

Várias medidas são sugeridas para o manejo de doenças na cultura do milho: 1) o plantio em época adequada, de modo a se evitar que os períodos críticos para a produção não coincidam com condições ambientais mais favoráveis ao desenvolvimento da doença. 2) a utilização de sementes de boa qualidade e tratadas com fungicidas. 3) a utilização da rotação com culturas não suscetíveis. 4) o manejo adequado da lavoura – adubação, população de plantas adequada, controle de pragas e de invasoras e colheita na época correta.

Essas medidas trazem um benefício imediato ao produtor por reduzir o potencial de inóculo em sua lavoura, mas, principalmente, contribuem para uma maior durabilidade e estabilidade da resistência genética presentes nas cultivares comerciais, por reduzirem a população de agentes patogênicos. Nos últimos anos, os pesquisadores têm realizado ensaios sobre a aplicação preventiva de fungicidas na cultura do milho. Os resultados tem sido satisfatórios na medida em que as lavouras têm sido atacadas com mais freqüência e intensidade por alguma das doenças citadas.

Para conhecer os fungicidas registrados para o milho entre no Agrolinkfito. Nesta sessão você encontrará mais de inseticidas e herbicidas recomendados para mais 124 culturas.