Redação (19/06/2008)- Frente Parlamentar da Agropecuária (www.fpagropecuaria.com.br), comemorou a decisão da Comissão Nacional de Biossegurança (CNBS), que aprovou nesta quarta-feira (19/6) a liberação do plantio da semente de milho do tipo Bt11 para a próxima safra. A liberação para o plantio desta variedade mais resistente à ação de insetos estava pendente desde fevereiro deste ano devido a um recurso da Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa) para a elaboração de mais estudos sobre a semente.
“O resultado traz alívio para os produtores de milho, pois a demora no processo de avaliação e decisão do CNBS comprometia o calendário agrícola para multiplicação de sementes e provocaria atraso em toda a safra”, destaca o coordenador político da Frente, deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR). No início de junho, o deputado havia solicitado ao presidente do CNBS, Beto Vasconcelos, agilidade no processo de liberação do plantio.
Para o plantio da safrinha 2009, que inclui a semeadura de janeiro a março, as sementes básicas devem estar disponíveis no Brasil durante os primeiros dias de junho. A liberação já havia sido aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia (CTNBio) em setembro de 2007.