A agropecuária brasileira celebra mais uma conquista em seu percurso de exportação, uma vez que a autoridade sanitária de Vanuatu, na Oceania, concedeu a aprovação do certificado sanitário internacional para produtos cárneos de aves termoprocessados.
Esta é a mais recente adição à lista de países que agora importam carne de aves brasileira, após a abertura deste mercado em agosto deste ano. Além disso, produtos que passaram por tratamento térmico, como cozimento, também estão agora autorizados para exportação, contribuindo para o crescimento da indústria agroindustrial do Brasil.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) continua a diversificar suas exportações, registrando a abertura de 53 novos mercados em todos os continentes do mundo ao longo de 2023.
Somente neste ano, as exportações totais para Vanuatu já atingiram a marca de US$ 182,604 mil, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Em 2022, o país importou produtos do agronegócio brasileiro no valor de US$ 69,7 mil, conforme informações da Estatística do Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat).