Durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada em 24 de outubro, os membros associados da C.Vale aprovaram por unanimidade a adoção de um novo modelo de gestão para a cooperativa. A partir da próxima Assembleia Geral Ordinária, programada para o início de 2024, a plenária terá a responsabilidade de eleger o presidente e mais oito conselheiros administrativos. O presidente eleito, por sua vez, nomeará o vice-presidente, o diretor-secretário e uma diretoria executiva, liderada por um CEO ou gerente executivo. A eleição do conselho fiscal permanecerá inalterada, com a renovação de 1/3 dos membros a cada ano.
A Assembleia Geral Extraordinária, que envolveu modificações nas cláusulas do estatuto, foi realizada nas instalações da Asfuca, em Palotina, e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, incluindo associados e funcionários. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, enfatizou que o novo modelo de gestão está alinhado com a estratégia de revitalização do plano de modernização. “Esse novo formato de gestão dará um novo ímpeto à cooperativa, com um acompanhamento mais rigoroso, um controle mais eficaz e uma maior agilidade na tomada de decisões e execução”, afirmou.
Lang explicou que o futuro gestor executivo poderá ser alguém de dentro da própria cooperativa ou um profissional contratado no mercado. Ele resumiu a nova estrutura, afirmando que haverá duas frentes de atuação: uma diretoria administrativa, encarregada de planejar o futuro da cooperativa, e uma diretoria executiva responsável por implementar as decisões tomadas pelos membros associados.