A partir do dia 1º de dezembro, a pesquisadora Catia Silene Klein assume a posição de chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Suínos e Aves. Ela sucede o pesquisador Rodrigo Nicoloso da Silveira, que ocupava o cargo desde setembro de 2021.
Catia é graduada em Ciências com habilitação em Biologia pela Universidade do Contestado (UNC) e possui mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ingressou na Embrapa em 1989 e, desde 2001, desempenha a função de pesquisadora, concentrando-se na microbiologia veterinária e nas doenças respiratórias e entéricas de suínos causadas por bactérias.
- 📱Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!
Como curadora da Coleção de Microrganismos para o Interesse em Suinocultura e Avicultura (CMISEA), Catia participou de projetos de gestão de recursos genéticos microbianos na Embrapa. Além disso, integra o comitê gestor de portfólio de Recursos Genéticos (Regen).
A pesquisadora possui expertise no desenvolvimento de testes de ELISA, vacinas, otimização de técnicas moleculares e diagnóstico laboratorial. Contribuiu em projetos de pesquisa e diagnóstico de diversas doenças suínas, como pleuropneumonia, doença de Glässer, pneumonia enzoótica/micoplásmica e colibacilose. Catia também desempenhou papéis importantes, sendo gestora do Núcleo Temático de Sanidade de Suínos (NTSS) e secretária-executiva do Comitê Técnico Científico (CTI) na Embrapa Suínos e Aves.