Na última quinta-feira (30), a diretora técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Charli Ludtke, participou de uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, a convite dos deputados Marcelo Queiroz (Progressistas/RJ) e Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ). O evento teve como objetivo discutir o bem-estar na suinocultura, o uso responsável de antimicrobianos e reforçar a transparência no cumprimento dos requisitos de bem-estar animal (BEA).
Charli Ludtke destacou o compromisso da ABCS com o bem-estar animal e ressaltou a importância da integração de diversos atores institucionais, incluindo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ONGs e outras entidades representativas do setor suinícola.
Durante a audiência, foi apresentada a 4ª edição do relatório Observatório Suíno, uma iniciativa da ONG Alianima. O relatório visa acompanhar as políticas de boas práticas adotadas pelas agroindústrias de suínos, proporcionando transparência aos compromissos públicos assumidos pelas principais empresas do país.
Charli Ludtke sublinhou a necessidade de incentivos subsidiados para auxiliar os produtores na adoção das boas práticas de produção, destacando o papel crucial do suinocultor no apoio às iniciativas relacionadas ao uso responsável de antimicrobianos e ao bem-estar animal.
- 📱Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!
A diretora explicou também o trabalho desenvolvido pela ABCS em conformidade com as normas estabelecidas pelo MAPA, focando na capacitação e suporte aos produtores e agroindústrias para implementar as diretrizes do Ministério. Charli ressaltou o conceito de Saúde Única e como a ABCS trabalha para auxiliar os produtores na evolução e adequação às normas.
Além da ABCS, participaram da audiência representantes de órgãos governamentais e organizações ligadas à proteção animal, reforçando o compromisso de diversos setores em promover práticas sustentáveis na suinocultura.