Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entrevista

Tereza Cristina: como sua trajetória a transformou em uma referência para o agro

Tereza Cristina: como sua trajetória a transformou em uma referência para o agro

Entrevistar a senadora Tereza Cristina é como mergulhar nas pautas que norteiam o agronegócio brasileiro. Nascida em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 1954, Tereza é engenheira agrônoma e empresária do Setor Agropecuário. Eleita deputada federal em 2014 e reeleita em 2018, destacou-se ao ocupar o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de 2019 a 2022. Desde janeiro de 2023, representa Mato Grosso do Sul no Senado.

Ao longo deste bate papo, ela traz questões fundamentais. No contexto da pandemia de Covid-19, destaca os esforços para garantir a produção agropecuária e a estabilidade do abastecimento nacional, enfatizando a importância de medidas como a Lei do Autocontrole, o foco em pequenos produtores no Plano Safra, e o estímulo a práticas sustentáveis.

Voltada para soluções que atendam desde os assentamentos à evolução da política agrícola nacional, especialmente para médios e pequenos produtores, a senadora fala sobre o papel crucial do agronegócio no crescimento do país e a importância de novas tecnologias, como o 5G e a inteligência artificial, para todos os produtores.

Atuante na Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), principalmente em votações relevantes como a Reforma Tributária, e a posição sobre o Marco Temporal e os defensivos agrícolas, Tereza também volta seus olhos para a importância na celeridade dos programas de rastreabilidade para ampliação de acordos comerciais e a importância de estabelecer o mercado de Carbono no Brasil, para que o agro continue crescendo e mantendo o país como um dos principais produtores de alimentos do mundo.

Ao abordar suas expectativas e planos como senadora para 2024, Tereza Cristina reforçou a urgência de resolver questões logísticas, investir em infraestrutura, e enfrentar travas regulatórias para garantir o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.

Leia a entrevista completa.