Cientistas detectaram gripe aviária altamente patogênica, comumente chamada de gripe aviária, em uma instalação avícola do condado de Muskegon.
A instalação está atualmente em quarentena, de acordo com autoridades estaduais de agricultura.
A instalação não foi nomeada em um comunicado de imprensa divulgado na quarta-feira, 11 de maio, pelo Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Michigan (MDARD).
Esta é a primeira detecção de gripe aviária em uma operação comercial de aves em Michigan, de acordo com uma investigação realizada pelo MDARD e pelo Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade Estadual de Michigan.
A gripe aviária é um vírus altamente contagioso que pode ser transmitido de várias maneiras de bando para bando, inclusive por aves selvagens; através do contato com aves infectadas; por equipamento; e nas roupas e sapatos dos zeladores.
Para proteger outros bandos em Michigan, as aves foram despovoadas para evitar a propagação de doenças. Esses esforços também ajudam a garantir a segurança e a integridade do suprimento comercial de alimentos.
“O departamento já identificou uma área de controle e uma zona de vigilância para monitorar e prevenir a propagação do vírus”, disse a Dra. Nora Wineland, veterinária estadual.
O risco de saúde pública associado a essas detecções de gripe aviária permanece baixo, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças.
Nenhum pássaro ou produto de aves infectado com a gripe aviária entrará na cadeia alimentar comercial. Como lembrete, as pessoas são incentivadas a manusear e cozinhar adequadamente todas as aves e ovos.