Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

CURIOSIDADES

Galinha põe ovo em forma de pato no Rio Grande do Norte

Ovo apresenta uma aparência semelhante a um pato, com casca mole e porosa, divergindo de um ovo típico

Galinha põe ovo em forma de pato no Rio Grande do Norte


Na última semana, a ida ao galinheiro não foi uma experiência comum para Edite Agostinho da Silva, residente em Pedra Grande, interior do Rio Grande do Norte. Ao alimentar suas galinhas, ela notou que uma delas havia colocado um ovo com uma forma bastante diferente do habitual. O ovo apresenta uma aparência semelhante a um pato, com casca mole e porosa, divergindo de um ovo típico.

Esta foi a primeira vez que o fenômeno aconteceu no sítio da agricultura Edite da Silva — Foto: Arquivo Pessoal

Josefa Barbosa da Silva Castro, filha da agricultora, relatou que ela e sua mãe perceberam o momento em que a galinha se agachou e logo produziu esse ovo peculiar. As aves de Josefa são criadas soltas no terreiro, dormindo em um pé de umbu, uma árvore nativa da região semiárida do Brasil. Elas são alimentadas com milho e restos de comida da família, como arroz, macarrão, feijão e cuscuz.

Segundo Paula Pires, médica-veterinária e doutora em zootecnia, a presença de ovos uniformes pode indicar que a ave possui uma glândula de casca imatura. Uma das alternativas para evitar casos como esse é atrasar o início da maturidade sexual em 1 a 2 semanas por meio de uma alimentação controlada durante a recria. A especialista explica que o estresse e doenças respiratórias também podem resultar em anomalias, e, em caso de dúvida sobre a possível causa da alteração no formato do ovo, não é recomendado o consumo.

Maria Virgínia da Silva, membro da Associação Brasileira dos Criadores de Aves de Raças Puras (ABC Aves), alerta que casos como esse, embora raros, são mais comuns quando os avicultores realizam cruzamento entre aves do mesmo sangue, o que pode causar má formação do aparelho reprodutor e, consequentemente, deformações nos ovos.

Fonte: Globo Rural.

Outro caso semelhante: Galinha bota ovos no formato de biscoito de polvilho

Você já imaginou ovos com o formato de biscoitos de polvilho fritos? Embora isso pareça completamente fora do comum, a situação realmente ocorreu e chamou a atenção dos moradores no Centro-Oeste de Minas.

Os ovos foram postos há alguns meses pela galinha garnisé pertencente ao servente de pedreiro Júlio César Carvalho, residente no distrito de Morro do Ferro, em Oliveira. Contudo, somente em novembro as imagens foram compartilhadas nas redes sociais pelo amigo dele, o ambientalista Ildeano Silva.

Confira a notícia completa aqui.