Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EXPORTAÇÃO

ABPA emite nota sobre os efeitos na exportação brasileira causados pela mobilização de Auditores Fiscais

Empresas brasileiras de proteína animal enfrentam dificuldades devido à mobilização dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, resultando em atrasos na emissão de certificados sanitários internacionais e impactando a produção e exportação de alimentos.

ABPA emite nota sobre os efeitos na exportação brasileira causados pela mobilização de Auditores Fiscais

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comunicou que as empresas do Brasil que produzem e exportam carne de aves, carne suína e ovos estão enfrentando dificuldades devido à mobilização dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs), o que está causando atrasos na emissão de Certificados Sanitários Internacionais (CSIs) para os produtos que serão enviados para o exterior.

Essa mobilização faz parte de um movimento que começou no final de janeiro e busca a reestruturação da carreira dos servidores públicos, mas está afetando negativamente os setores de proteína animal, que sempre defenderam a valorização dos auditores publicamente.

No momento, essa operação está colocando em risco as cargas vivas e afetando a importação e exportação de material genético, que são muito sensíveis ao tempo de trânsito. A curto prazo, os atrasos na produção causados por esse movimento podem impactar a oferta de produtos.

A ABPA destaca que o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, está sempre disponível para buscar uma solução que minimize os impactos na produção de alimentos do Brasil. Ao mesmo tempo, a associação espera que o Governo Federal se empenhe totalmente na resolução do problema e no atendimento às demandas dos auditores, evitando que essa situação continue afetando gravemente os produtores de alimentos de todo o país que estão sob inspeção federal.