Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita da safra de soja 2023/24 no Brasil avançou para 76,4% da área plantada até o último domingo (7/4).
Esse percentual representa um atraso de 1,8 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano passado, mas um avanço de 5,4 pontos percentuais na última semana.
No panorama estadual, São Paulo finalizou a colheita de soja, enquanto Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registraram progressos significativos, com 97,8% e 96% da área colhida, respectivamente.
O Rio Grande do Sul, que começou a colheita mais tarde, apresentou 16% da área colhida, marcando um aumento de 10 pontos percentuais em relação à semana anterior.
A primeira safra de milho teve 51% de sua área colhida em todo o país, com São Paulo e Paraná liderando os trabalhos. O plantio da segunda safra de milho 2023/24 alcançou 99,5% da área prevista, mostrando um avanço tanto semanal quanto anual.
A colheita de feijão atingiu 64,1% da área semeada, refletindo um avanço semanal e um atraso em relação ao ano anterior. Goiás, São Paulo e Paraná já concluíram a colheita, com Minas Gerais e Santa Catarina apresentando os maiores avanços subsequentes.
Para as lavouras de arroz, a colheita chegou a 43,4% da área estimada, com avanço semanal considerável, embora ainda atrase em relação ao ciclo anterior.
Santa Catarina, Tocantins e Goiás estão à frente na colheita desse cereal, enquanto o Rio Grande do Sul, maior produtor nacional de arroz, registrou 40% da colheita concluída.
Fonte: Agro Estadão