Nesta quinta-feira (20), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, e sua equipe, para discutir políticas sustentáveis e de desenvolvimento rural, além das ações de apoio ao novo Plano Safra 2024/25, previsto para ser lançado na próxima semana.
Fávaro ressaltou o papel crucial do clima brasileiro na produção agrícola, destacando que o país pode continuar aumentando a produção de alimentos sem desmatar áreas preservadas. “O maior ativo do Brasil é o clima, e isso permite que o país seja protagonista mundial na produção agrícola. Temos uma terra muito boa, e, para continuar intensificando a produção de alimentos, não há necessidade de desmatar qualquer área preservada do país”, afirmou.
O ministro também enfatizou a importância das boas práticas agrícolas adotadas pelos produtores rurais brasileiros e a necessidade de premiá-los por suas práticas sustentáveis. “Precisamos premiar os nossos produtores que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis”, ressaltou.
Durante a reunião, Fávaro apresentou ao presidente a sustentabilidade do algodão brasileiro e a capacidade dos consumidores de rastrear a origem do produto, desde a etiqueta da camiseta até o campo. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), 98% dos produtores cumprem a legislação ambiental, demonstrando o compromisso do setor agrícola brasileiro com a sustentabilidade.