Nesta sexta-feira (21), os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, apresentaram o projeto da Rota Quadrante Rondon, que faz parte das Rotas de Integração Sul-Americana. O evento ocorreu em Cáceres (MT), beneficiando diretamente o estado de Mato Grosso. Essas rotas visam tanto incentivar e fortalecer o comércio do Brasil com países da América do Sul quanto reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e mercados emergentes da Ásia.
Durante a apresentação, o ministro Fávaro ressaltou o potencial das rotas para fortalecer as relações comerciais na América do Sul, trocando oportunidades e promovendo logísticas mais eficientes. Ele afirmou que “a hora da oportunidade chegou e é agora, com o presidente Lula”.
A ministra Simone Tebet destacou que o evento não era apenas para apresentar as rotas, mas também para ouvir e responder aos estados. Tebet enfatizou que as cinco rotas se complementam e levarão desenvolvimento ao interior do país, gerando empregos e aumentando a renda da população. “Não há Brasil forte sem olhar para o interior”, afirmou ela.
O ministro Waldez Góes salientou que as rotas de integração beneficiarão todo o país, não apenas os estados diretamente envolvidos. Ele mencionou a importância da logística e como as rotas transformarão a produção e o custo logístico, beneficiando o país inteiro.
O projeto das Rotas de Integração Sul-Americana inclui 10 obras de infraestrutura em Mato Grosso, todas já incluídas no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e com recursos garantidos no orçamento federal.