Na manhã desta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu que a carne de ‘padrão alto’ pode ser taxada, mas afirmou que a carne de frango não será alvo de tributação.
Separação de Itens Tributáveis
“Nós estamos discutindo um monte de coisa. Agora vamos discutir, por exemplo, a política tributária. Vamos discutir quais itens queremos que não paguem imposto e quais que paguem imposto. Eu acho que você tem que separar. Mesmo na questão da carne, os empresários querem que você isente toda a carne”, disse Lula.
Proteção ao Consumo Popular
Lula ressaltou a diferença entre os tipos de carne consumidos pela população. “Você tem carne que é consumida só por gente de padrão alto e você tem a carne que o povo consome. Então, você pode fazer a separação carne de frango, você não vai taxar frango. Carne de frango é o que o povo come todo dia: pé de frango, pescoço de frango, peito de frango. Então, a gente tem um cuidado especial,” afirmou o presidente.
Controle da Inflação
O presidente também destacou a situação econômica do país. “É importante lembrar que a inflação está controlada nesse país. A inflação está controlada nesse país,” completou Lula.
Contexto
A declaração do presidente ocorre em meio a discussões sobre a reforma tributária e a necessidade de definir quais produtos devem ser isentos de impostos para não sobrecarregar a população.