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Cursos

Projeto Halal do Brasil oferece curso de exportação para países islâmicos

Projeto Halal do Brasil oferece curso de exportação para países islâmicos

O Projeto Halal do Brasil, uma iniciativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), abriu inscrições para um curso sobre exportação para países muçulmanos.

Com início previsto para 15 de julho, a formação visa capacitar empresários a colocar produtos em nações de maioria islâmica, discutindo as características essenciais desses mercados e aspectos práticos dos processos de comércio exterior.

A programação abordará a certificação halal exigida nesses mercados, que garante ao consumidor muçulmano que o produto foi fabricado em respeito a suas tradições culturais. O conteúdo também tratará de estratégias de inserção, cases de empresas atuantes na região, marketing de produto e perfis de consumidores.

“É essencial para as empresas que nunca trabalharam com este mercado que entendam a importância de seguir as regras e as normativas halal. Com isso, abrem-se oportunidades de negócios em mais de 57 países, ampliando a participação brasileira nas categorias de valor agregado, sem deixar de lado a posição competitiva que temos nas commodities”, diz Tamer Mansour, CEO e secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

O mercado de consumo muçulmano é formado por 1,9 bilhão de pessoas em todo o mundo, a maioria vivendo nos 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI), além dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, que abrigam grandes comunidades islâmicas com demanda recorrente por produtos alinhados a suas tradições culturais, especialmente alimentos.

O Brasil participa desse mercado desde o fim dos anos 1970, quando começou a trocar frango de padronização halal por petróleo com a Arábia Saudita na esteira da Crise do Petróleo. Ao longo dos anos, o país tornou-se o maior exportador de carnes de frango e bovina halal no mundo, apesar de sua diminuta população muçulmana.

A participação brasileira no mercado de alimentação halal ainda é prevalente em produtos básicos, como carnes, grãos, açúcar e cereais. O Projeto Halal do Brasil quer mudar essa realidade, estimulando empresas a adotar a certificação e ampliar os embarques de alimentos e bebidas de valor agregado que requerem o selo halal para países muçulmanos.

A iniciativa inclui ações de promoção em feiras especializadas em produtos halal, além de apoio e incentivo a empresas para a obtenção da primeira certificação. As inscrições para o curso serão comercializadas na plataforma Twygo.