O domingo começou com predomínio de calor e seca em grande parte do Brasil, mas a chegada gradual de uma nova frente fria promete mudanças no clima ao longo da semana no Centro-Sul do país. Inicialmente, as precipitações irão ocorrer no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo. As chuvas mais intensas são esperadas na faixa entre Uruguaiana e Ijuí, estendendo-se de leste a oeste do Rio Grande do Sul, com precipitações que podem chegar a 100 milímetros por dia e ventos de até 100 quilômetros por hora. O Inmet alerta para riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Durante a semana, a maior parte do Brasil continuará enfrentando tempo seco, com a umidade relativa do ar caindo a níveis críticos, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte, que não devem registrar chuvas. O Inmet alerta para a baixa umidade no Centro-Oeste, sul da região Norte e parte do Nordeste, destacando especialmente Mato Grosso e Goiás, onde a umidade relativa do ar variará entre 20% e 12%. Isso aumenta o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
Entre quinta e sexta-feira, a massa de ar frio se expandirá para o Mato Grosso do Sul, atingindo cidades como Ponta Porã, Porto Murtinho e Corumbá. Na sexta-feira, 9 de agosto, o ar frio alcançará o estado de São Paulo, trazendo possíveis chuvas ao sul e leste do estado, incluindo o litoral, e uma queda acentuada nas temperaturas.
Além disso, um novo sistema meteorológico está previsto para avançar e influenciar o Centro-Sul do Brasil entre 9 e 12 de agosto, segundo o portal Climatempo. Este sistema será acompanhado por uma massa de ar polar, resultando em uma queda acentuada nas temperaturas em diversas áreas do país.