O interior do Brasil enfrenta uma nova onda de calor que promete durar até pelo menos o dia 13 de setembro. As temperaturas continuam acima da média, especialmente na região central do país. Embora algumas frentes frias se aproximem do continente, elas não têm força suficiente para alterar as condições climáticas.
A situação é agravada pelo ar seco, com índices de umidade relativa do ar abaixo de 12% em cidades como Campo Grande, Cuiabá, Brasília, Goiânia e Palmas. Regiões metropolitanas como São Paulo e Belo Horizonte, além de áreas do Nordeste, enfrentam níveis entre 12% e 20%, enquanto Curitiba, Rio de Janeiro e o oeste da Bahia registram entre 21% e 30%. Segundo a Climatempo, não há previsão de chuva para nenhuma dessas regiões.
Na manhã de terça-feira (3/9), a formação de nevoeiros no Sul e Sudeste pode prejudicar a visibilidade em áreas como a região metropolitana de Porto Alegre, Campanha Gaúcha, faixa central de Santa Catarina, faixa centro-leste do Paraná, Vale do Paraíba, em São Paulo, e Zona da Mata Mineira. Na quarta-feira (4/9), essa condição de nevoeiro se estenderá para Vitória, no Espírito Santo, sul do Rio de Janeiro e litoral sul de São Paulo.
As temperaturas no Sul continuarão subindo durante a tarde de terça-feira, com máximas de 23ºC em Florianópolis, 26ºC em Porto Alegre e 30ºC em Curitiba, sem previsão de chuva nas três capitais.
No Sudeste, o cenário é semelhante, com temperaturas elevadas e clima seco. A capital paulista deve atingir uma máxima de 31ºC, com atenção especial para possíveis focos de incêndio no interior do estado. Em Belo Horizonte, os termômetros podem marcar até 33ºC.
No Centro-Oeste, a amplitude térmica é marcante, especialmente no sul de Mato Grosso do Sul, onde as manhãs são frias e as tardes quentes. Cidades como Cuiabá, Goiânia, Campo Grande e Brasília permanecem com tempo firme e ensolarado, registrando máximas de 42ºC, 37ºC, 36ºC e 32ºC, respectivamente.
No Nordeste, o interior também enfrenta condições de tempo seco, com qualidade do ar comprometida em cidades como Fortaleza, Teresina e São Luís. Apenas João Pessoa e Natal devem receber chuva leve, enquanto Salvador segue sem precipitações.
Já no Norte, o tempo seco domina entre o Acre e o Tocantins, mas há previsão de chuvas leves em Manaus, Boa Vista, Belém e Macapá, devido à combinação de calor intenso e umidade, embora a intensidade seja baixa.
Fonte: Climatempo