O Laboratório de Avicultura do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Satuba retomou suas atividades, proporcionando aos/as alunos/as, entre outras práticas de manejo, a oportunidade de acompanhar o processo de incubação de aves.
Sob a coordenação do professor Paulo Júnior, as aulas práticas foram intensificadas com o uso de chocadeiras e a incubação de ovos de codorna e galinha, permitindo aos estudantes a experiência no cuidado das aves desde a fase inicial até a vida adulta.
“Quando eu cheguei no campus em outubro do ano passado, a avicultura estava desativada. Então, eu trouxe duas chocadeiras minhas, comprei alguns ovos de codorna de uma granja em Arapiraca e incubei esses ovos. Os alunos/as puderam acompanhar o manejo de incubação, o nascimento dos animais e o alojamento deles na instalação”, relatou o professor Paulo Junior.
O processo abrange desde a incubação dos ovos — que dura cerca de 17 dias para as codornas e 21 dias para as galinhas, mantendo uma temperatura controlada de 37,9°C — até o acompanhamento das aves em seus diversos estágios de crescimento. As codornas e galinhas poedeiras, atualmente em postura, produzem ovos que são utilizados para criar novos lotes.
Além das atividades práticas, o laboratório também recebeu a doação de pintinhos de galinha poedeira e novos ovos de codorna, incentivando a continuidade das práticas de manejo e a produção avícola no campus.
Fonte: Instituto Federal de Alagoas/ Ministério da Educação