As exportações do agronegócio paulista registraram um aumento significativo de 9,2% entre janeiro e setembro de 2024, alcançando a marca de 22,69 bilhões de dólares. Esse crescimento colocou São Paulo como o maior exportador do Brasil no período, respondendo por 18% do total das exportações nacionais. O desempenho superou o de Mato Grosso, tradicional líder do setor, que ficou com 17,3% da participação, segundo dados divulgados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta).
O principal destaque entre os produtos exportados por São Paulo foi o açúcar, que lidera as receitas do Estado, seguido pelo etanol. O complexo sucroalcooleiro obteve uma receita de 9,15 bilhões de dólares, sendo que o açúcar representou 93% desse valor. Em termos de crescimento, as exportações de açúcar subiram 31,5% em valores e 35,2% em volume, consolidando o Estado como uma potência global nesse setor.
Além do açúcar, outros produtos que impulsionaram as exportações paulistas foram o suco de laranja, a carne bovina, e o café verde. As vendas externas de café verde, por exemplo, apresentaram um crescimento expressivo de 121,6%, enquanto a carne bovina registrou um aumento de 39% em receitas. O suco de laranja, tradicional na pauta de exportações do Estado, cresceu 27,5% no período analisado.
Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, destacou o desempenho robusto do agro paulista, mesmo diante de desafios como a estiagem. “Os números registrados demonstram todo o nosso esforço junto com o setor, de uma produção agrícola com alta qualidade e preços competitivos no mercado internacional”, afirmou.
Com uma balança comercial superavitária de 18,45 bilhões de dólares, o agronegócio de São Paulo continua a mostrar sua força, representando 43,5% do total das exportações do Estado. Produtos florestais, celulose, soja e sucos também se destacaram, compondo o portfólio diversificado que garante a liderança paulista no agronegócio brasileiro.
Ranking dos estados exportadores
Além de São Paulo e Mato Grosso, os principais Estados exportadores do agronegócio brasileiro incluem Paraná (11,5% do total), Minas Gerais (10,1%), Rio Grande do Sul (8,7%) e Goiás (6,6%).