O início da semana traz alertas de fortes chuvas e tempestades em várias regiões do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a combinação de ventos em diferentes níveis atmosféricos, um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e uma frente fria no alto mar contribuirão para a formação de instabilidades, com chuvas intensas no Sul, Centro-Oeste e Norte.
Um alerta amarelo de “perigo potencial” foi emitido, abrangendo 12 estados, incluindo São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia, além de grande parte de Mato Grosso e regiões de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão é de chuvas de até 50 mm diários e ventos de 40 a 60 km/h, com o alerta vigente até 10h desta segunda-feira (4/11).
No Sul, o Rio Grande do Sul enfrenta temporais causados pela frente fria, com municípios como Jaguarão registrando volumes de chuva superiores ao previsto para o mês inteiro. Em Santa Catarina e Paraná, há expectativa de pancadas a qualquer momento e ventos intensos de até 70 km/h.
Na região Sudeste, o Estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro devem enfrentar temporais, com previsão de pancadas moderadas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Em São Paulo, as chances de temporais ao longo do dia elevam o risco de transtornos na Região Metropolitana e litoral.
O Cemaden alerta para o risco moderado de inundações em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. No Centro-Oeste, temporais devem intercalar-se com períodos de sol, principalmente em Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Na região Norte, cidades como Manaus, Boa Vista e Porto Velho devem receber pancadas fortes com trovoadas. Apenas Macapá e Belém têm previsão de tempo firme.
A Climatempo alerta para a formação de uma nova frente fria no Sul entre os dias 6 e 7 de novembro, que deve se deslocar em direção a Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A primeira semana do mês deve se encerrar com fortes pancadas de chuva, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de transtornos entre sexta-feira e o final de semana, dias 9 e 10.