Conforme o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), o perfil do Profissional de Educação Física caracteriza-se pelo conhecimento da atividade física nas suas diversas manifestações e objetivo e por possuir competências e habilidades para identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos na área. Este profissional também realiza auditoria, consultoria, treinamento especializado, participa de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, além de produzir informes técnicos, científicos e pedagógicos na área (LEI FEDERAL nº 9.696/98).
O acompanhamento de um educador físico durante a prática de exercícios é essencial para o desempenho correto da prática esportiva, seja aulas em academia ou algum outro estilo de exercício físico, como natação, vôlei, danças, entre outros. Por falar em exercício físico, você conhece a diferença entre exercício físico e atividade física? Os dois aparentemente são sinônimos, mas tem uma diferença: atividade física é qualquer movimento corporal do dia a dia – que estimule os músculos e gasto energético; enquanto exercícios físicos são práticas programadas, com sequência de movimentos em busca de um propósito concreto, ligado a saúde ou, até mesmo, a estética.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a recomendar, recentemente, após dez anos, que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou atividade física intensa de 75 a 150 minutos – quando não houver contraindicações. Em 2010, esse limite era menor e mais restrito, sendo 150 minutos por semana de agito moderado ou 75 minutos de alta octanagem.
O Instituto Ovos Brasil reconhece a importância do educador físico, com um papel fundamental na vida das pessoas, de prevenir doenças, promover a saúde e bem-estar e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.
Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.