Como resultado das ações de vigilância realizadas em todo o país, o Serviço Nacional de Sanidade Agrária do Peru (Senasa) confirmou a presença de um surto de influenza aviária altamente patogênica H5 em aves marinhas (pelicanos) encontradas em “Los cangrejos” praia de Paita, departamento de Piura.
Se acordo com o comunicado o Senasa adotou medidas sanitárias que incluem vigilância clínica em todas as granjas de criação de aves, próximas à costa das praias. Da mesma forma, a amostragem sorológica de aves domésticas tem sido intensificada em áreas próximas a áreas úmidas no país.
Além disso,o órgão tem coordenado com organizações ligadas à produção avícola o fortalecimento de suas medidas de biossegurança, a fim de prevenir a entrada da referida doença em suas granjas.
O Senasa pediu tranquilidade aos produtores e consumidores de aves no Peru, “considerando que este caso não representa um risco para o consumo de aves ou produtos marinhos”, diz.
Por fim, recomendou evitar o manuseio de aves mortas (marinhas e silvestres); e se for apresentado um caso suspeito, deve ser comunicado imediatamente o Senasa mais próximo.