Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Senasica

México promove capacitação a pequenos produtores de suínos

Técnicos do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica) vão ensinar aos suinocultores as diretrizes que devem seguir para obter certificação para exportação

México promove capacitação a pequenos produtores de suínos

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Organização dos Criadores de Suínos Mexicanos (Opormex) estão trabalhando em um plano de treinamento digital sobre boas práticas pecuárias que permitirá aos pequenos produtores de suínos se integrarem aos mercados nacional e internacional e, assim, melhorar sua renda .
 
Técnicos do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica) vão ensinar aos suinocultores as diretrizes que devem seguir para obter a certificação e que seus animais são processados ??em usinas do Tipo Inspeção Federal (TIF), que fornecem carne aos mais competitivos mercados do México e do exterior.
 
Da mesma forma, os produtores conhecerão os requisitos zoossanitários e de segurança que cada nação exige, incluindo os alimentos e as substâncias farmacêuticas estabelecidas pelos países para permitir a importação de produtos suínos.
 
Ao liderar uma reunião de trabalho virtual com a direção da Opormex, o diretor-chefe da Senasica, Francisco Javier Trujillo Arriaga, destacou que uma das principais funções da organização é prestar assessoria técnica aos produtores agroalimentares, especialmente os pequenos para conservar a saúde de seus animais e a aplicação de boas práticas que lhes permitam aumentar sua produtividade.
 

Ele indicou que sob este esquema de colaboração entre o governo e o setor privado, vários setores agrícolas e pecuários melhoraram seu estado de saúde e são modelos de sucesso.
 
El presidente de Opormex, Heriberto Hernández Cárdenas, señaló que la creciente demanda mundial de carne de cerdo representa un área de oportunidad para miles de productores de pequeña y mediana escala en México, por lo que el organismo de Agricultura promueve la producción sustentable de cárnicos con valor acrescentado.
 
Ele especificou que a organização suína incentiva os produtores de pequena escala a implementar boas práticas de pecuária desde a criação do animal e, assim, encoraja a exportação de seus produtos para grandes mercados, como os asiáticos.
 
Hernández Cárdenas acrescentou que além de aconselhar sobre saúde animal e boas práticas pecuárias, a Opormex está a trabalhar num manual dirigido aos pequenos suinocultores para aumentar a produtividade, disseminar a mentalidade empresarial e o compromisso com o ambiente.
 
No México, mais de 18 milhões de porcos são criados por ano. A produção nacional de carne suína apresentou um boom nos últimos anos e apenas em 2019 foi a proteína com maior aumento – acima de 6,5% em relação ao ano anterior.
 
Com mais de 1,6 milhão de toneladas de carne suína por ano, o México ocupa o 13º lugar no ranking mundial e exporta para diversos países como Estados Unidos, Japão e China.