Suinocultores de Tehuacán no final deste mês de julho farão seu primeiro embarque de carne suína para o continente asiático, depois de atenderem a todos os requisitos sanitários, estão finalizando todos os detalhes, disse o diretor de Atenção Empresarial, David Jonathan Serrano Córdova.
Afirma também que a indústria suína e avícola da cidade de Tehuacán conta com as certificações e sistemas de automação necessários para chegar a esse mercado asiático, por isso será feito o primeiro embarque de contêineres para o país.
Ele comentou que já conversou com empresários do setor e que lhe disseram que as ações de exportação de carne suína para o continente asiático estão bastante avançadas para que no final deste mês sejam realizadas.
Ele expressou que no momento não sabe quantas toneladas serão enviadas, mas entende que podem ser em torno de 30 toneladas, mas depende das negociações que forem feitas.
Serrano Córdova disse que na abordagem dos empresários é começar pela carne suína e depois também exportar carne de frango, embora já se vendam ovos desidratados no exterior e o catálogo de produtos possa ser estendido para outros mercados fora do país.
Ele destacou que este setor industrial, tanto de suínos como de aves, tem capacidade, qualidade e certificações internacionais para colocar seus produtos em outros lugares.