Exportações
As exportações britânicas de carne suína e miudezas foram menores do que no ano passado mais uma vez em maio, para 32,1 mil toneladas. No entanto, isso foi apenas 1% abaixo do mesmo mês em 2020.
Para carne suína in natura / congelada, os volumes totalizaram 18 mil toneladas, uma queda de 18% em relação a maio do ano passado. A queda nos volumes de exportação para a China foi um fator-chave por trás dessa queda, com os embarques caindo 30% com relação ao ano anterior, para 7.200 toneladas. As exportações para a UE também diminuíram em um terço, principalmente devido à redução nos embarques para a Alemanha, Holanda e Dinamarca. Enquanto isso, os embarques para as Filipinas continuaram apresentando forte crescimento, com os volumes aumentando mais de quinze vezes em relação a maio de 2020, totalizando 1.900 toneladas.
O valor das exportações do Reino Unido de carne suína fresca / congelada diminuiu apenas 4% em maio, em comparação com o mês do ano passado, para £ 33,4 milhões. Apesar da queda dos preços no atacado na China , parece que os preços de nossas exportações para a China ainda foram mais fortes do que no ano passado , o que mitigou o efeito da queda no volume.
Por outro lado, as exportações de miudezas permaneceram acima dos níveis do ano anterior em maio, aumentando 40% para 11.900 toneladas. Os embarques de miudezas para a China aumentaram em um quarto, para 6.500 toneladas, e o comércio com as Filipinas foi quase dez vezes maior do que no ano passado, para 1.100 toneladas. Houve um aumento ainda mais forte no valor dos embarques de miudezas , que chegou a £ 16,2 milhões, cerca de dois terços a mais que no ano passado.
No total, o valor das exportações de carne de suíno do Reino Unido totalizou £ 55,8 milhões em maio, um aumento de 10% em relação ao ano passado.
Importações
As importações totais de carne suína caíram 9% em maio de 2020, para 56.100 toneladas. O valor totalizou £ 168,8 milhões, 5% menor que no ano passado.
Especificamente para carne suína fresca / congelada, os volumes caíram 6%, para 25.500 toneladas. A queda foi impulsionada por menores embarques da Irlanda (-53%), Alemanha (-11%) e Polônia (-59%), com essas quedas totalizando 2.700 toneladas.
O preço médio da carne suína fresca / congelada importada para o Reino Unido foi de £ 2,23 / kg, 6% abaixo de maio do ano passado. Os preços dos suínos na fazenda europeus aumentaram significativamente ao longo de maio e ficaram acima dos níveis do ano anterior no final do mês, mas isso não parece ter afetado os preços de importação de suínos na época. O valor dos embarques de carne suína foi de £ 57,0 milhões, 11% menor que no ano passado.
A grande queda nas importações de presunto processado é particularmente influenciada por uma queda nos volumes da Polônia, que caíram aproximadamente pela metade com relação ao ano anterior. No entanto, ao mesmo tempo, o valor desse comércio supostamente mais do que dobrou. Este é um conjunto de tendências bastante incomum e sugere que os números de importação de presunto processado devem ser tratados com alguma cautela neste momento.