Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agricultura sustentável

Iniciativa de apoio à agricultura sustentável é criada por Bayer e Grão Direto

A partir de consulta a agricultores, empresas conseguirão identificar os que adotam práticas agronômicas benéficas ao meio ambiente

Iniciativa de apoio à agricultura sustentável é criada por Bayer e Grão Direto

A plataforma digital de comercialização de commodities agrícolas Grão Direto e a multinacional Bayer uniram-se em uma iniciativa que pretende estimular a sustentabilidade no campo. No projeto, os fornecedores da Grão Direto responderão a um questionário que permitirá identificar quais deles adotam práticas agronômicas benéficas ao meio ambiente. A Bayer, por sua vez, ficará responsável por ações como a abordagem aos produtores e a formatação da metodologia.

O questionário terá perguntas sobre temas como adoção de plantio direto, uso de nitrogênio, manejo do solo e tipos de culturas de rotação. Os agricultores mais bem-avaliados receberão o “Selo de Práticas Mais Sustentáveis”, e os que obtiverem as pontuações mais baixas serão incentivados a melhorar suas práticas.

Antes do anúncio da iniciativa, Grão Direto e Bayer fizeram um piloto com mais de 200 agricultores. Em nota, as empresas dizem acreditar que ação poderá alcançar “dezenas de milhares” de usuários da plataforma.

Segundo a Bayer, as equipes de produto e tecnologia da Grão Direto receberam apoio de seus especialistas globais, que ajudaram a definir parâmetros do projeto-piloto, como a melhor maneira de abordar os agricultores, composição da pontuação, metodologia e mensuração de resultados. A companhia lembrou que a Leaps by Bayer, seu braço de investimento de impacto, participou de rodadas de investimento da plataforma em 2018 e 2021.

Para a multinacional, a iniciativa também poderá contribuir para a melhoria da sustentabilidade na cadeia ao permitir que empresas de pequeno e médio portes tenham mais controle sobre informações relacionadas às matérias-primas que compram. Muitas vezes, argumenta, empresas de menor porte não têm processos de compliance ambiental tão desenvolvidos.

A plataforma da Grão Direto une agricultores a multinacionais que atuam no comércio de grãos, fábricas de ração, cooperativas, armazéns, corretores, confinadores de gado, entre outros agentes. Os produtores podem vender sua produção nos mercados à vista e a termo ou em operações de barter (troca de produção por insumos).