Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Katayama Alimentos lança linha de ovos caipiras

Novidade visa atender novas demandas do mercado e, principalmente, as necessidades dos consumidores

Katayama Alimentos lança linha de ovos caipiras

A Katayama Alimentos lançou sua primeira linha de ovos caipiras com foco nos consumidores que têm buscado uma alimentação completa e saudável. A novidade dá sequência ao aumento de portfólio da empresa, que já lançou este ano as linhas de ovos enriquecidos e desidratados.
 
Os ovos caipiras são produzidos por aves criadas em ambiente que permite o acesso à área externa, onde podem ciscar pelo terreno, manifestando seu comportamento natural, próprio das aves de postura, e também botar ovos em ninhos que ficam em local abrigado e protegido. Com alimentação saudável e balanceada, baseada em ingredientes 100% naturais e vegetais, os ovos caipiras são coletados diariamente.
 
Gema alaranjada

Importante esclarecer que o ovo caipira não é determinado pela coloração da casca, da gema e nem pelo tamanho. Os critérios que o caracterizam estão associados às condições de produção das aves, isto é, a fatores como alimentação e manejo. Os ovos caipiras e os ovos comuns não possuem diferenças significativas em termos nutricionais.
 

A coloração da gema mais pigmentada/alaranjada é em função do tipo de alimento ingerido pelas aves. O milho, por exemplo, é rico em xantofilas, grupo de pigmentos carotenoides, que são absorvidos na gema e determinam a coloração mais escura. O acesso a forragens disponibilizadas nas áreas externas e/ou a adição de pigmentantes naturais, como a páprica, também influenciam na coloração da gema quando adicionadas à alimentação das aves caipiras”, explica Camila Cuencas, gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos.
 
Para produzir ovos de qualidade e seguros para o consumo, é necessário que o criador adote uma série de medidas preventivas que se iniciam na criação das aves, mantendo-as saudáveis, bem nutridas e em ambiente adequado ao bem-estar animal. O sistema de produção dos ovos caipiras busca aproximar-se dos métodos mais tradicionais, nos quais as aves têm amplo acesso à área externa e liberdade para se movimentar.
 
Produção e comercialização

O segmento de ovos caipiras tem crescido expressivamente nos últimos anos, com sua oferta cada vez mais presente no varejo para atender às atuais exigências dos consumidores. De olho nessa tendência, a Katayama Alimentos vai ofertar, inicialmente, cerca de 1% do volume da sua produção ao mercado de ovos caipiras tipo grande vermelho. “Porém, a meta é aumentar o volume de produção, dentro de um período de três anos, acompanhando a demanda deste mercado, estimada em aproximadamente 15% do volume total comercializado nos supermercados atualmente”, revela Gilson Katayama, diretor comercial do Grupo Katayama. Em 2020, a previsão da empresa é produzir 1 bilhão de ovos no total, o que representará um aumento de 40% sobre a produção de 2019.
 
Os ovos caipiras da Katayama Alimentos serão comercializados para supermercados, atacadistas, atacarejos e distribuidores. Será mantido o padrão das demais embalagens, com o objetivo de dar maior visibilidade à marca no ponto de venda e torná-la cada vez mais reconhecida pelos consumidores. Os produtos serão comercializados em estojos com 10 ovos em caixas com 24 estojos.
 
Em sua embalagem (renovável e biodegradável), os ovos caipiras da Katayama Alimentos trazem o Selo Certified Humane Brasil – Bem-Estar Animal, baseado nas normas do Programa de Certificação “Certified Humane Raised & Handled”, as quais incluem uma nutrição equilibrada (livre de antibióticos), abrigos e áreas de repouso para os animais e espaço para a manifestação natural de cada espécie.