Com as negociações do milho em ritmo lento os preços estão em queda. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (08/04) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (região de Campinas – SP) teve queda de 0,9% entre 29 de março e 5 de abril, fechando a R$ 38,08/saca de 60 kg na sexta-feira, 5. Em março, o Indicador acumulou baixa de 9,2%.
Segundo colaboradores do Cepea, vendedores têm limitado as vendas na expectativa de valores maiores no período de entressafra, enquanto compradores realizam apenas pequenas aquisições para repor estoques de curto prazo. O movimento de queda nos preços é mais expressivo nas regiões ofertantes como Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, onde o avanço da colheita aumenta a disponibilidade do cereal.
Nos mercados consumidores, como o paulista e o catarinense, o movimento de baixa é limitado. Em algumas regiões, os preços chegaram a subir, influenciados pela necessidade de compradores e pela restrição de vendedores.