Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Processemento

Formação de compostos carcinogênicos durante o processamento de carnes é debatido na AveSui EuroTier

O Auditor Fiscal Federal, Dr. Heitor Daguer, falará sobre o tema durante o maior evento de proteína animal no dia 24 de julho

Formação de compostos carcinogênicos durante o processamento de carnes é debatido na AveSui EuroTier

O câncer é uma das doenças mais temidas pela população mundial. Após as doenças cardiovasculares, é a principal causa de morte humana na atualidade. Por envolver fatores genéticos e ambientais, tem sido considerada uma doença multifatorial. Dessa forma, o risco de desenvolver muitos tipos de carcinomas pode estar associado ao tipo de dieta do indivíduo. O desenvolvimento de ferramentas analíticas sensíveis e de alta confiabilidade para a identificação e quantificação de carcinógenos em alimentos é de extrema importância. Compreender os mecanismos envolvidos em todo o processo de formação e inibição desses carcinógenos em carnes pode fornecer evidências mais claras sobre os riscos aumentados de desenvolver cânceres a partir do consumo de carnes processadas.

O assunto de elevada importância será debatido durante o painel de processamento de carnes, que acontece no dia 24 de julho, na AveSui EuroTier South America. Quem falará sobre esse tema é o auditor fiscal federal, Dr. Heitor Daguer, em sua palestra “Formação de compostos carcinogênicos por interações entre conservantes em produtos cárneos”.

Daguer explica que os principais compostos carcinogênicos são formados por reações que ocorrem entre conservantes, podendo estar também relacionadas a interações entre componentes da matriz cárnea e o processamento térmico dos produtos.

“Após a classificação das carnes processadas como cancerígenas para humanos pelo IARC, o assunto tem sido mais discutido e abordado na literatura científica. Entretanto, ainda faltam muitas informações sobre o papel dos produtos cárneos frente a outros alimentos para essa classificação, e a legislação específica para muitos desses carcinógenos formados por interações entre conservantes e o processamento cárneo ainda precisa ser elaborada para melhor controle e preservação da saúde dos consumidores”, detalha.

Segundo o auditor, os frigoríficos precisam seguir a legislação pertinente e incrementar suas ferramentas de controle, garantindo a fabricação de produtos mais saudáveis para os consumidores, com máxima higiene e mínimo uso de conservantes e coadjuvantes de tecnologia.

Durante sua fala, Daguer abordará a problemática do uso abusivo de conservantes, métodos de controle e perspectivas para o futuro a respeito do problema. A palestra acontece a partir das 11h.

Feira de Negócios

Pioneira na realização de parcerias, joint ventures e novos negócios, a AveSui chega a sua 19ª edição consolidada como ponto de encontro do setor de aves, suínos e peixes da América Latina oferecendo aos seus visitantes oportunidades de contato direto com  novas empresas, tecnologias e soluções para produção do mundo todo.

Os visitantes terão acesso a empresas nacionais e internacionais, muitas delas expondo pela primeira vez no Brasil. A feira será realizada nos dias 23, 24 e 25 de julho no Lar Centro de Eventos na cidade de Medianeira, na região Oeste do Paraná, dentro do maior centro produtivo de proteína animal do mundo.

A cidade é localizada a 60km de Foz do Iguaçu, terceira cidade brasileira que mais recebe turistas internacionais e tem suas extremidades conectadas por grandes rodovias, proporcionando conforto, praticidade de locomoção aos expositores e visitantes da AveSui EuroTier South America até o Centro de Convenções da Lar.