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Manejo

Posicionamento estratégico de sensores de temperatura e umidade relativa em diferentes aviários do tipo túnel

O controle da ambiência de aviários do tipo túnel se dá pelo sistema de ventilação, onde sensores de temperatura e umidade relativa são utilizados como parâmetros para controle ambiental

Posicionamento estratégico de sensores de temperatura e umidade relativa em diferentes aviários do tipo túnel

FEVEREIROO emprego de aviários com sistema de ventilação por pressão negativa na criação de frangos de corte vem aumentando consideravelmente nos últimos anos no Brasil. Apesar das características positivas sob o ponto de vista econômico e operacional destas instalações, observam-se erros de manejo e projeto que impedem um controle adequado do ambiente. Vários estudos relatam os problemas relacionados à ambiência desta tipologia de aviários pela falta de controle da temperatura e umidade relativa, que além de afetar o bem estar das aves, favorece a produção do gás amônia, principal poluente aéreo de instalações fechadas (WANG et al., 2010; MOORE et al., 2011; MILES, et al., 2013). O controle do sistema de ventilação em aviários do tipo túnel é realizado pela mensuração dessas variáveis pelo uso de sensores. A quantidade utilizada ou o posicionamento destes, na maioria das vezes, pode ser insuficiente ou inadequado para o controle efetivo do microclima das instalações. Neste contexto, uma forma de aprimorar a ambiência térmica destes aviários seria através do posicionamento estratégico desses sensores (CORKERY et al., 2013). Assim, este estudo tem por objetivo utilizar o programa Sanos for Windows 0.1 para identificar três pontos representativos para o posicionamento de sensores de temperatura e umidade relativa em aviários do tipo túnel, com diferentes características construtivas, com o intuito de aprimorar o controle da ambiência na produção de frangos de corte.

Material e métodos

Quatro aviários destinados à criação comercial de frangos de corte (Blue House – BH, Dark House – DH, Double Wide – DW e Solid Wall – SW) situados na região de Campinas (SP) foram monitorados no intuito de fazer a avaliação da ambiência térmica. Todos os aviários possuem sistema de ventilação por pressão negativa, telhado de fibrocimento, sistema automático de arraçoamento, cama reutilizada e mesma linhagem (Cobb 500), apresentando diferenças nas dimensões, isolamento lateral, pad coolings, número de exaustores e densidade na criação das aves.

Para a análise da ambiência térmica, dados internos de temperatura de bulbo seco (Tbs -ºC) e umidade relativa (UR – %) foram coletados aos 42 dias de idade das aves, às 14hrs, no período de verão, em dois lotes, em 52 pontos distintos e equidistantes, na altura das aves. Os dados de Tbs foram coletados através de um anemômetro de fio quente (modelo VelociCalc®, marca TSITM) e de UR por um termohigrômetro (modelo THDL-400, marca Instrument®). Por haver muitos pontos de coleta, foi necessário fazer uma correção numérica dos erros ocasionado pelo tempo de duração da coleta que ocorreu entre o primeiro e o último ponto, feita através da adaptação da metodologia de Barbosa Filho et al. (2011) e Barato et al. (2006). Com esses dados foi feito o cálculo do Índice de Conforto Térmico (ITU) proposto por Thom (1959), classificado em Conforto (entre 64 e 74), Alerta (entre 74 e 78) e Perigo (entre 78 e 84). Foi feita a análise descritiva dos dados de Tbs e UR pelo software SAS®. Para os dados calculados de ITU foi realizada a análise de geoestatística pelo software GS+ para a entrada dos dados de semivariograma no programa Sanos for Windows 0.1 para identificar os três pontos representativos para o posicionamento dos sensores. O motivo da escolha de três pontos foi em função de custo, pois seria necessário o uso de seis sensores (três para mensuração da Tbs e três para UR, respectivamente) e pelo fato de que aviários com sistema de ventilação por pressão negativa geralmente apresentam três zonas de temperatura: região com temperaturas mais baixas (próxima à entrada de ar), região com temperaturas médias (parte central da instalação) e região com temperaturas mais elevadas (próxima aos exaustores). Os mapas foram gerados utilizando o software Surfer 8.0.

 

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