A Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficiente, segura e sustentável, apresenta uma exclusiva ferramenta de monitoramento online de micotoxinas em grãos destinados à alimentação animal.
O YES-mycoNIR permite detectar de maneira quantitativa e qualitativa até seis micotoxinas (aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, ocratoxina A, desoxinivalenol – DON e T2) existentes em matérias-primas utilizadas nas rações animais a partir da tecnologia Near Infrared (NIR). Com resultados rápidos, a ferramenta subsidia a tomada de decisão rápida para as estratégias de utilização dos grãos, indicando inclusive a dosagem de adsorventes necessária para neutralizar a ação das micotoxinas e minimizar seus efeitos negativos nos animais, que podem afetar os índices produtivos e reprodutivos do plantel.
A Yes é a primeira empresa de adsorventes que oferece a seus clientes de forma gratuita esse serviço.
“Desenvolvemos aos clientes uma ferramenta que representa o futuro da análise de micotoxinas. Isso porque normalmente o produtor colhe uma amostra dos grãos e envia para um laboratório fazer a análise, cujo resultado demora pelo menos sete dias ou mais para chegar, dependendo da localização da propriedade. Quando o resultado chega serve somente para justificar ou não uma queda de performance nutricional. Ao passo que com o YES-mycoNIR o cliente insere a amostra da matéria-prima no equipamento NIR e, em questão de segundos tem acesso aos resultados. Essa informação permite uma tomada de decisão imediata com ajustes rápidos na matriz nutricional, possibilitando um uso eficaz de adsorventes e em dosagens precisas de acordo com a contaminação dos grãos. É a oportunidade de se fazer uma nutrição de precisão”, explica o diretor técnico global da Yes, Carlos Ronchi.
Como funciona
O programa do YES-mycoNIR foi desenvolvido pela Yes em parceria com uma empresa especializada em NIR e, posteriormente, validada pelo laboratório LAPEMI da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O processo de desenvolvimento levou cerca de um ano e meio.
As curvas de concentração para a leitura do equipamento NIR foram rigorosamente construídas e, posteriormente, amostras foram analisadas por HPLC, ELISA e lidas no NIR para validação. O programa conta com curvas para quantificação de aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, ocratoxina A, desoxinivalenol – DON e T2.
A ferramenta consegue detectar as seis principais micotoxinas existentes nas matérias-primas, atualizando no equipamento NIR todas as curvas. O sistema oferece a realização de análises ilimitadas diariamente e alta confiabilidade nos resultados.