Os teores de aminoácidos e macronutrientes de amostras tiradas diretamente do caminhão podem agora ser analisados com rapidez, eliminando a morosa etapa de moagem. Os resultados podem então ser comparados com as calibrações NIR de mais de 60 matérias-primas no novo website de suporte da Evonik, www.aminonir.com.
“O conhecimento da composição das matérias-primas é essencial para os operadores das fábricas de ração”, explica Dr. Alfred Petri, responsável pelas vendas da linha de negócios Animal Nutrition. “É a única maneira de se produzir ração de acordo com as especificações, garantindo o desempenho animal ideal. Isso acontece por que o teor de nutrientes pode variar de modo considerável, dependendo de fatores como variedade, condições climáticas, qualidade do solo, armazenamento e processamento”.
Uma pesquisa da Evonik com seus clientes mostrou que, para muitos deles, a moagem necessária para a preparação de amostras representa um obstáculo importante à análise rotineira e oportuna das matérias-primas entregues. Foi em resposta a essa necessidade que a empresa adaptou seus serviços analíticos NIR para incluir materiais não moídos e, assim, deixar a análise ainda mais fácil e rápida.
“Graças às nossas décadas de experiência com NIR e com a análise de milhões de amostras de matérias-primas para alimentação animal e de misturas vindas do mundo inteiro, nós agora somos capazes de determinar, com alta precisão, o teor de nutrientes de materiais não moídos”, diz Petri.
Muitas vezes, as matérias-primas para alimentação animal só são analisadas na fábrica em termos de umidade e teor de proteína bruta ou substâncias estranhas. A avançada metodologia NIR da Evonik agora permite que os clientes analisem essas matérias-primas também em relação ao teor de aminoácidos e macronutrientes na mesma medição, durante a inspeção de recebimento. Dessa maneira, os lotes diferentes podem ser armazenados de acordo com a sua qualidade.
A Evonik também oferece aos seus clientes a opção de analisar matérias-primas moídas. Essa análise pode ser feita numa ocasião posterior, de acordo com a conveniência e os processos operacionais da fábrica.
“A compreensão da composição exata dos nutrientes nas matérias-primas ajuda a melhorar as margens de segurança e evitar possíveis sobre ou sub dosagens. Dessa maneira, pode-se obter uma economia considerável de custos”, acrescenta Petri.
A empresa recentemente publicou atualizações para todas as calibrações NIR. Dentre as mais de 60 matérias-primas e misturas que podem ser analisadas, inclui-se agora também a farinha de alfafa, usada na alimentação de aves e vacas leiteiras.