A reunião das Comissões Técnicas de Avicultura e Suinocultura da FAEP, realizada nesta quarta-feira (21), na sede da entidade, em Curitiba, serviu de palco para que os integrantes, produtores e presidentes de Sindicatos Rurais pudessem conhecer as ações estratégicas da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA. No encontro, o presidente Iuri Pinheiro Machado apresentou dados de como a entidade está trabalhando junto às agroindústrias para viabilizar condições de negociação aos produtores e, principalmente, melhor renda.
“As comissões são muito importante, pois permitem ao produtor, no Interior do Estado, se atualizar e ter argumentos diante da complexibilidade da cadeia. Contribui diretamente para o crescimento e avanço do setor”, destacou Amarildo Brustolin, presidente da CT de Avicultura.
Machado destacou como uma ferramenta importante à implantação das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) nas unidades industriais. “A FAEP e o Paraná são referências nas áreas de aves e suínos e quando se fala de Lei de Integração. Por aqui já temos várias Cadecs funcionando, o que não é a realidade no restante do país”, destacou o executivo.
No Paraná, das 28 plantas de abate de frango, oito já contam com comissões implantadas: Cianorte, Toledo, Dois Vizinhos, Maringá, Carambeí, Jacarezinho, Rolândia e Paranavaí. Outras duas, na Lapa e em Arapongas, estão em processo de conclusão.
Na suinocultura, o projeto é iniciar a implantação das primeiras Cadecs nos próximos meses. “Diante do quadro atual, de muitas adversidades, o importante é minimizar os custos e aumentar a produtividade, pois barganhar preço está complicado”, ressaltou Reny Gerardi de Lima, presidente do CT de Suinocultura.
No encontro ainda foi debatido o estudo do custo de produção das duas cadeias no Paraná. Esse trabalho será publicado em detalhes nas próximas edições do Boletim Informativo do Sistema FAEP/SENAR-PR.