A indústria de energia solar angariou cerca de 6,4 bilhões de dólares em financiamento corporativo de suas empresas no primeiro trimestre de 2015 (incluindo o capital de risco, financiamento de dívidas e mercado público), em comparação com os 3,4 bilhões em outubro a dezembro de 2014. Os dados são da Mercom Capital Group.
Cerca de 2 GW de projetos de energia solar de grande escala foram transferidos para novos proprietários através de 44 transações, totalizando 953 milhões de dólares no 1º trimestre de 2015. No trimestre anterior, o valor combinado foi de 898 milhões, com 49 transações. A compra feita pela Lightsource Renewable Energy de um portfólio valendo 34,2 MW em vários projetos de energia solar no Reino Unido, a um custo de 155 milhões, é a maior transação divulgada em dólares.
Os números voltaram a subir em questão do financiamento de dívidas, que saltou para cerca de 5 bilhões de dólares dos antes 1.5 bilhões. As principais responsáveis são as empresas SunEdison e sua parceira Terraform, que responderam por 2 bilhões do total.
O financiamento de projetos de grande escala também diminuiu, caindo de 3,4 bilhões para 2,5 bilhões. Mas, mesmo assim, a Abengoa investiu 660 milhões de dólares na usina solar de 100 MW Xina Solar One, na África do Sul.
Por fim, ao ser analisado o setor de fusões e aquisições, houveram 29 transações nesse sentido. A maior delas foi a aquisição dos projetos em desenvolvimento da Recurrent Energy pela Canadian Solar, por 265 milhões.
Veja o link original da notícia:
http://renewables.seenews.com/news/solar-firms-attract-usd-6-4bn-in-q1-funding-mercom-472335