Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Estados promovem seminários preparatórios para adoção do Plano ABC

O plano visa à difusão de tecnologias de produção sustentáveis no setor agropecuário.

Estados promovem seminários preparatórios para adoção do Plano ABC

Os estados da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Acre participaram, nos últimos dias 2, 7 e 9, respectivamente, de seminários a fim de iniciar o processo de implementação dos Planos ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) estaduais. O plano visa à difusão de tecnologias de produção sustentáveis no setor agropecuário.

Os seminários buscam mostrar aos produtores rurais, associações e instituições como funciona o Plano ABC, quais são as tecnologias disponíveis e como elas podem ser usadas nas propriedades de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da vida e da elevação da renda do agropecuarista.

Os planos estaduais contêm o cenário agropecuário das localidades, objetivos, estratégias, áreas prioritárias, quantidade de capacitações a serem realizadas e oportunidades de cada região.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Depros/SDC/Mapa), está trabalhando em parceria com os Grupos Gestores Estaduais (GGE) para que as unidades federativas elaborem seus Planos ABC estaduais.

Pará, Rondônia, Ceará, Piauí, Sergipe e Paraná também já estão com os planos prontos, aguardando apenas a publicação oficial para que sejam implementados. Em Alagoas, será realizada, de 20 a 23 de julho, a Oficina de Trabalho para a construção do Plano ABC estadual, que é o passo seguinte após a realização dos seminários.