Kátia Abreu se reuniu com os presidentes dos 36 colegiados vinculados ao Mapa.
Ministra anuncia criação de três novas câmaras setoriais

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou na última quinta-feira (13) a criação de três novas câmaras setoriais e disse que o Mapa vai fortalecer e reorganizar esses colegiados. A fim de aproximar as ações do ministério ao setor produtivo, durante a reunião, cada um dos integrantes das câmaras fez uma avaliação do trabalho desenvolvido nos últimos meses. A ministra anotou as sugestões apresentadas e respondeu aos empresários pontuando questões das cadeias produtivas do setor agropecuário.
As três novas câmaras permitirão avançar na discussão de dificuldades que afetam a produção, como a Câmara Setorial da Erva Mate, uma reivindicação antiga do setor. O Mapa também criará um colegiado dedicado à discussão da Lei Plurianual Agrícola (LPA) – que está em fase de elaboração no ministério – agregado à do Financiamento e Seguro do Agronegócio.
Por fim, será criada uma câmara provisória pelo prazo de dois anos para acompanhar a implantação das mudanças no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Em maio, o Mapa descentralizou os serviços de inspeção federal e facilitou a industrialização de produtos da agricultura familiar, tornando a fiscalização sanitária mais eficiente. Caso seja necessário, afirmou a ministra, o trabalho dessa câmara poderá ser prorrogado por mais um ano.
Leia também no Agrimídia:
Para conferir mais eficiência às câmaras, Kátia Abreu disse que todas as reivindicações serão incluídas no sistema informatizado de demandas analisadas pelo ministério. Todas as pendências estão sendo levantadas e divididas por tema. “Vamos evitar que as entidades ou empresas larguem seus afazeres para virem até o Mapa resolver algo que poderia ser resolvido via câmara setorial.”
A ministra reconheceu a necessidade de valorizar as atividades das câmaras, conferindo maior autonomia e poder. “Se não for para empoderar, é melhor fechá-las”, disse aos presidentes de câmaras, que aprovaram as iniciativas. “Acredito muito nesses grupos porque é de onde vem, de fato, o detalhe. Temos que ter um fórum macro, mas o que incomoda a vida das pessoas é o micro, uma portaria que está faltando, um detalhe que impede o produtor de trabalhar”, completou.
Todos os representantes puderam apresentar suas demandas à ministra e aos secretários do Mapa, que responderam uma a uma. Uma nova reunião foi convocada para daqui a dois meses. No próximo encontro, os dirigentes das câmaras indicarão se suas reivindicações foram atendidas ou que encaminhamento foi adotado. Ao mesmo tempo, a ministra determinou à área técnica o monitoramento dos assuntos discutidos na reunião dessa quinta-feira, como transporte de trigo, selo fiscal de vinhos, marco regulatório do biodiesel e coleta de dados estatísticos do feijão.























