Com o objetivo de apresentar de forma unificada as informações referente as principais atividades agropecuárias de Mato Grosso do Sul, o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS apresenta o balanço anual do agronegócio sul-mato-grossense, o Infoagro 2015. Disponível no portal da instituição – www.famasul.com.br – o material, que está em sua segunda edição, traz os dados de produção, exportação e preço em um série histórica iniciada em 1977.
Para a gestora do departamento de Economia do Sistema Famasul, AdrianaMascarenhas, o Infoagro auxiliará um dos principais problemas de quem precisa de estatísticas do agronegócio para a realização de seus trabalhos profissionais. “Acadêmicos, pesquisadores, profissionais da imprensa e de áreas relacionadas ao setor têm dificuldades para encontrar informações sobre o agronegócio porque estão distribuídas em vários sites oficiais e muitas vezes com difícil localização, por isso, a Famasul decidiu fazer este balanço, contemplando uma breve análise dos dados para facilitar a pesquisa por informações fidedignas do agronegócio”.
O Infoagro traz dados de instituições oficiais, como a Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre outras entidades. “O agronegócio é o setor que mais contribui para o
Agropecuária Sustentável
Segundo as informações disponibilizadas no Infoagro 2014, a produção agrícola em Mato Grosso do Sul cresceu 1.493% desde a safra 1977/78, passando de 987,2 mil toneladas para 15,7 milhões de toneladas previstas para a safra 2014/15. Em contrapartida, a área
destinada ao plantio de grãos aumentou 191% no mesmo intervalo. “Os dados comprovam a sustentabilidade do setor que produz mais com menos, resultado da adesão de novas tecnologias que resultaram no aumento da produtividade. Hoje, é possível colher quase 4 mil quilos de grãos por hectare”, ressalta o presidente da Famasul, Mauricio Saito.
Do mesmo modo a produção pecuária, com incrementos significativos na produtividade, ocasionados pela inovação tecnológica e manejo adequado, registrou alta de 199% na produção de carne suína em 17 anos, totalizando 115,2 mil toneladas em 2014. A produção de carne de frango apresentou crescimento de 135% no mesmo intervalo, contabilizando 392,5 mil toneladas ano passado, enquanto que a produção de carne bovina aumentou 56% entre 1997 e 2014, com 965,4 mil toneladas produzidas em 2014.
Para acessar o Infoagro na íntegra, basta acessar o site da Famasul – www.famasul.com.br. Na página inicial do portal tem um banner do balanço, é só clicar que abrirá uma janela que dará acesso ao relatório completo. As informações partem da Assessoria de Imprensa do Sisteman Famasul.