A abertura da 59ª Reunião Técnica Anual do Milho e da 42ª Reunião Técnica Anual do Sorgo ocorrerá na próxima segunda-feira (21/07), em Três de Maio, no Noroeste do Rio Grande do Sul, com a participação do diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS), Rogério Kerber. A solenidade será realizada no campus da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem).
A abertura oficial com autoridades está prevista para as 19h, seguida da palestra sobre culturas do milho e sorgo para o desenvolvimento regional. Kerber destaca a produção de milho na região para sustentar as cadeias de suínos e leite. O milho, segundo Kerber, também é estratégico para a rotação de culturas, conservação de solos e ciclagem de nutrientes. O grão é aliado ainda para aumentar os níveis de matéria orgânica e devolver a vida ao solo. A importância do milho em todas as propriedades familiares é estratégica, pois se estende ao fato de que quem tem milho, tem como produzir comida de qualidade para sua família, acrescenta o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Ivar Kreutz, integrante da Comissão Organizadora do evento.
Logo após a palestra de Kerber haverá uma breve exposição sobre a importância do milho de polinização aberta para a agricultura familiar e entrega de sementes de milho a agricultores familiares, em uma iniciativa da Embrapa Milho e Sorgo, Emater/RS-Ascar, Cotrimaio e Setrem.
As atrações dos eventos estaduais sobre milho e sorgo que contemplam palestras, Dia de Campo, oficinas, mostra de saberes tradicionais e apresentações de trabalhos científicos seguem até a manhã da quinta-feira (24/07). A programação completa do evento pode ser conferida no site milhoesorgo.setrem.com.br.
A 59ª Reunião Técnica Anual do Milho e a 42ª Reunião Técnica Anual do Sorgo são promovidas pela Emater/RS-Ascar, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Sociedade Educacional Três de Maio.