A Rússia está considerando restringir importações de aves com origem dos Estados Unidos, citando receio por conta da Salmonella. Se essas restrições forem aprovadas, o serviço veterinário federal da Rússia e a Vigilância Sanitária (Rosselkhoznadzor) poderão colocá-las em vigor nas próximas semanas, de acordo com relatório da agência RIA Novosti de notícias.
“No momento essa perigosa doença tem se espalhado por metade dos Estados Unidos e por muitas granjas de criação de aves. Isso não pode deixar de chamar nossa atenção. E pode ser um motivo para introduzir restrições”, afirmou Alexey Alexeenko, chefe do Rosselkhoznadzor.
De acordo com o último relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças datado de 02 de julho, 621 indivíduos infectados por Salmonella foram reportados em 29 estados e em Porto Rico desde o dia 1º de Março de 2013. O surto está relacionado os casos de contaminação de frango processado em três granjas na Califórnia.
Não será a primeira restrição russa aos EUA nos últimos meses, caso a agência Russa implemente o embargo. Em abril, embarques de frango da Califórnia foram suspendidos após um caso de baixa patogenia da gripe influenza H5 ser descoberto. O caso envolveu um plantel de codornas na Califórnia e foi resolvido, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Com informações do site WATT.