Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

Parques eólicos na PB serão construídos com parceria do Grupo Neoenergia e Iberdrola

Os contratos envolvem a construção e operação dos parques eólicos Lagoa e Canoas I e II, todos na Paraíba.

Parques eólicos na PB serão construídos com parceria do Grupo Neoenergia e Iberdrola

A Força Eólica do Brasil, joint venture entre os grupos Neoenergia e Iberdrola, foi a vencedora de três empreendimentos de geração de energia no Leilão A-5 (com início de operação em 2019), realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os contratos envolvem a construção e operação dos parques eólicos Lagoa e Canoas I e II, todos na Paraíba, e com potência de 30 MW (megawatts) cada.

Com estes novos empreendimentos, a Força Eólica totalizará 16 parques de geração de energia a partir dos ventos no Nordeste, alcançando uma capacidade combinada de 462 MW, o equivalente ao consumo de 873 mil lares brasileiros e evitando a emissão de 420 mil toneladas de CO2 por ano.

No leilão A-3, promovido pela Aneel em junho deste ano, a Força Eólica já havia vencido a concorrência por mais três parques eólicos no Rio Grande do Norte. Os complexos já construídos pela empresa naquele estado são: Calango, uma das maiores infraestruturas desta fonte de energia renovável no Brasil, com capacidade de 150 MW, que consiste de cinco parques de 30 MW cada; Mel 2 (20 MW) e Arizona 1 (28 MW). Na Bahia, os dois grupos implantaram o complexo de Caetité (90 MW), que consiste em três parques de 30 MW.

Os dez parques foram construídos pela Iberdrola Engenharia, com tecnologia da Gamesa. Os projetos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo brasileiro, e foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil, com um investimento total de R$ 1 bilhão.