Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Cresce para 24% o consumo de gás natural para geração de energia no RJ

O consumo de gás natural para geração de energia elétrica cresceu 24% no RJ entre 2012 e 2013.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro apresentou dados que comprovam que o consumo de gás natural para geração de energia elétrica cresceu 24% no RJ entre 2012 e 2013. O Balanço Energético do Estado do Rio de Janeiro 2013 foi apresentado durante o seminário “Balanço Energético e Matriz Energética do Estado do Rio de Janeiro”, promovido pelo Programa Rio Capital da Energia, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (Sedeis).

De acordo com o relatório apresentado o Rio de Janeiro fechou o ano de 2013 com uma capacidade instalada de geração elétrica de 10,4 gigawatts. Além disso, o estado registrou reservas provadas de 12,4 bilhões de barris de petróleo – cerca de 80% das reservas de todo o país – e produção média diária de 1,5 milhão de barris de óleo, 72% do total nacional.

Em relação ao gás natural, as reservas do Rio de Janeiro atingiram 257,2 trilhões de metros cúbicos (56% das reservas provadas do Brasil), com uma produção média diária de 27,4 milhões de metros cúbicos do energético – 35% da produção total.

Os dados apresentados no Balanço Energético do Estado do Rio de Janeiro 2013, bem como informações relativas à matriz energética, serão agora analisados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para basear as estratégias de ação do Governo do Estado nos próximos anos.