A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, na próxima quarta-feira, leilão eletrônico para a aquisição de 50 mil toneladas de milho em grão ensacado. A ação visa auxiliar os municípios amparados pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) afetados pela estiagem.
Os preços de abertura dos pregões variam de R$ 0,68 a R$ 0,94 por quilo. Ao todo, serão 33 lotes.
O produto será adquirido para formação de estoque nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de 1,7 mil tonelada para Minas Gerais e a mesma quantidade para o Espírito Santo.
Podem participar dos leilões produtores rurais, cooperativas e comerciantes.
“Esses arremates serão importantes para auxiliar aos pequenos produtores nordestinos que sofrem com a falta de chuvas na região. Este primeiro leilão será uma espécie de avaliação. No entanto, até a próxima semana já devemos lançar novo edital para comprar mais 100 mil toneladas”, afirmou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, se referindo à cota aprovada pelo Governo para este ano para aquisição de 300 mil toneladas do produto em caráter excepcional.