O Ministério da Agricultura lançou duas cartilhas em formato eletrônico para alertar aos passageiros em aeroportos e aos produtores brasileiros sobre os riscos da influenza aviária. A iniciativa visa a manter a produção de aves brasileira livre da doença. A cartilha elaborada pelo Departamento de Saúde Animal e disponível no site do Ministério da Agricultura contém informações sobre sinais da doença entre as aves.
Alguns dos sinais são o aumento repentino da mortalidade em um período de 72 horas e mudanças de comportamento. A redução no consumo de ração e andar “cambaleante” das aves também devem são sinais de alerta. O Ministério da Agricultura explica que o vírus se propaga a partir de contato prolongado com animais infectados, suas secreções ou excreções.
“Seres humanos podem eventualmente ser afetados pelo vírus, mas a transmissão de uma pessoa para outra ainda não foi comprovada. O vírus também pode ser difundido por meio de equipamentos, vestimentas, ração, água e outros objetos contaminados, podendo ser disseminado a aviários não infectados”, diz o governo.
Segundo o Ministério da Agricultura, em caso de suspeitas o produtor deve isolar a área e procurar um médico veterinário do Serviço Estadual de Defesa Sanitária Animal ou da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do seu estado. Outra forma é entrar em contato com a ouvidoria do Ministério da Agricultura pelo telefone 0800 704 1995.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Em 2012, foram vendidos US$ 7,2 bilhões do produto para mais de 140 países.