Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Especialistas ressaltam a importância da genética, ambiência e integridade intestinal no I Seminário Farmabase de Avicultura

Clientes do Paraná, São Paulo e Minas Gerais marcam presença no I Seminário Farmabase de Avicultura.

A Farmabase promoveu nos dias 27 e 28 de junho o I Seminário Farmabase de Avicultura, evento realizado no Hotel Premium, em Campinas (SP). O Seminário contou com apresentações de profissionais renomados que abordaram temas sobre potencial genético, ambiência, produção, desempenho de frango de corte e integridade intestinal, e reuniu clientes do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Entre os palestrantes estavam o Dr. Antonio Froilano, da Froilano Consultoria; a Prof. Dra. Irenilza de Alencar Nääs, da Unicamp; o Prof. Dr. Paulo Lourenço da Universidade Federal de Uberlândia; o Prof. Dr. Antonio Piantino da Universidade de São Paulo; e o médico veterinário e consultor da Farmabase, José Severino Neto.

O Seminário teve início com as palavras do gerente comercial da Farmabase, Vitor Franceschini, que apresentou a nova identidade visual da empresa e as novas embalagens dos produtos.  O Dr. Antonio Froilano abordou o tema “Estamos explorando todo o potencial genético do frango atual?”. Froilano também falou sobre a importância da qualidade inicial dos pintos de corte nos índices de produção. “Testes realizados demonstraram que aves gnotobióticas apresentaram um desempenho superior e um maior desenvolvimento das vilosidades intestinais comparativamente a aves criadas com flora normal” contou. “Impacto da qualidade do ar no desempenho de frangos de corte” foi o tema da palestra da Dra. Irenilza de Alencar Nääs que falou sobre a importância de se ter um ambiente de alojamento adequado na produção de aves. “Frangos de corte expostos a altas temperaturas alteram seu comportamento normal, procuram locais onde haja temperaturas mais amenas e mostram diminuição da eficiência energética”, conta.

O médico veterinário e consultor da Farmabase, José Severino Neto, falou sobre “Aspectos práticos de farmacologia e manejo que interferem nos programas de medicação em frangos de corte” e apresentou os conceitos corretos da medicação via água de bebida. “Alguns dos cuidados importantes para esse tipo de medicação são a temperatura da água, a estabilidade da solução medicada e o tempo diário de medicação”, disse. “Integridade intestinal” foi o tema apresentado pelo Prof. Dr. Paulo Lourenço, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Muitos fatores podem afetar a integridade da mucosa intestinal das aves, entre eles agentes patogênicos como vírus, bactérias e protozoários; micotoxinas; aditivos na água e na ração; tipo e qualidade de nutrientes da ração; equilíbrio da microbiota; manejo e ambiência, entre outros”, disse.

O Prof. Dr. Antonio Piantino da Universidade de São Paulo (USP) palestrou sobre “Aspectos econômicos relacionados à integridade intestinal”. De acordo com ele, meio ambiente, alimento, nutrientes e água são os aspectos mais impactantes no desenvolvimento das aves. “Quando esses fatores não estão bem conectados, o impacto econômico das enfermidades entéricas é elevado”, afirmou. O médico veterinário e consultor da Farmabase, José Severino Neto, apresentou os “Conceitos terapêuticos para maximizar o controle de infecções entéricas” e mostrou como pode ser feito o controle da coccidiose e da clostridiose através do uso sobreposto do diclazuril e da amoxicilina respectivamente. “O intestino é a base para uma produtividade eficiente e temos que valorizar as ferramentas que contribuam para a manutenção de sua integridade. A coccidiose e clostridiose são infecções de alto significado econômico para a indústria de frangos de corte”, finalizou.

Para a Farmabase, a importância do evento é levar temas atualizados aos clientes e convidar palestrantes que abordam temas do dia a dia deles. “O I Seminário Farmabase de Avicultura veio como uma resposta das demandas dos clientes. A rotina da produção é tão pesada que muitas vezes é difícil recorrer ao livro ou artigos publicados e para a Farmabase é fundamental disponibilizar informações técnicas relevantes ao mercado”, afirmou a coordenadora de avicultura da Farmabase, Érica De Lucca.  Segundo Rogério Iuspa, gerente nacional de avicultura da Agroceres Multimix, empresa parceira da Farmabase, os palestrantes para o Seminário foram muito bem escolhidos.  “São palestrantes que trazem experiências de campo de diferentes regiões do país”, afirmou.  Fabio Meirelles, da Organizações Francap, também elogiou o evento. “Os conteúdos apresentados são bem atuais e os palestrantes convidados são muito conceituados”, contou.