A colheita de milho nos Estados Unidos atingiu apenas 4% da lavoura na semana passada, bem abaixo do registrado no mesmo período no ano passado, que era de 24% da área total. O número foi divulgado nesta segunda-feira (16/9) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
O resultado também está abaixo da média de área colhida nas últimas cinco safras, que era de 10%. A maturação do cereal teve uma forte aceleração na semana passada em relação à anterior, passando de 9% para 22% do total. Mas o número é bem menor que o do mesmo período na safra passada (73%) reforçando o desenvolvimento mais lento das lavouras americanas.
O USDA divulgou também os dados de condição de lavoura, que mostraram mais uma leve piora. O índice de lavouras consideradas boas caiu de 41% para 40% do total enquanto as muito ruins passaram de 5% para 6%. As áreas consideradas ruins, regulares e excelentes foram mantidas em 12%, 29% e 13% respectivamente.
Na soja, os números do governo dos Estados Unidos também reforçaram a piora nas condições de lavoura. As áreas consideradas excelentes caíram de 10% para 9%; as boas, de 42% para 41%. Já as muito ruins passaram de 5% para 6%; as ruins de 12% para 13% e as regulares foram mantidas em 32%.